Yussef Ali Abdouni - Doctoralia.com.br
Artigos

(11) 98388-1465

Hospital Sírio-Libanês
(agendamento somente pelo WhatsApp)

banner telefone

(11) 98388-1465

Telemedicina

banner telefone

(11) 3287-3552

Consultório Paraíso

banner telefone

banner celular

Artigos

A cirurgia da mão nasceu no final da segunda Guerra Mundial. Sterling Bunnel, considerado o pai da cirurgia da mão, foi chamado em 1944, pelo então presidente Roosevelt, a ajudar a tratar as lesões de membros superiores dos soldados norte-americanos, que regressavam da Guerra. Treinou vários jovens cirurgiões que em 1946, fundaram a Sociedade Americana de Cirurgia da Mão.

O campo de atuação do Cirurgião de Mão é bastante amplo e incluiu a prevenção, o diagnóstico e o tratamento de diversos tipos de lesões: congênitas, cutâneas, tendíneas, ósseas, neurológicas, vasculares, tumorais, degenerativas, infecciosas, inflamatórias, reumatológicas, síndromes dolorosas, doenças profissionais e esportivas.

O Cirurgião da Mão está apto para atuar em todo o membro superior, incluindo problemas que acometam os ombros, cotovelos, antebraços, punhos e mãos. O minucioso conhecimento da anatomia e da fisiologia de todas estas estruturas é necessário para o diagnóstico e tratamento das lesões.

Técnicas de microcirurgia são empregadas para a exploração dos nervos periféricos, que dão função sensitiva e motora para os quatro membros, o que faz o cirurgião da mão atuar também nos membros inferiores. Reimplantes e recontrução de membros também são realizados com técnicas microcirúrgicas, que requerem magnificação de imagens com o uso de lupas ou microscópios. Instrumentais especiais e delicados também utilizados para manipulação de pequenas estruturas como nervos e vasos sanguíneos.

Por atuar na exploração dos nervos periféricos – estruturas que dão a função sensitiva e motora para os quarto membros, esse especialista também atua nos membros inferiores. Os reimplantes e retalhos microcirúrgicos também podem ser executados nos quatro membros.

O homem moderno é bastante dependente das atividades manuais para escrever, digitar, expressar-se através da música, pintura, artesanato, para cuidar de si, locomover-se e trabalhar. Todas estas atividades expõem as mãos a traumatismos, daí o motivo pelo qual a mão e punho serem a parte do corpo com a maior frequência de atendimentos nos prontos-socorros. Vivemos uma verdadeira epidemia de traumas, seja através dos acidentes de trânsito, violência ou acidentes de trabalho. Um estudo realizado por Michno em um período de 14 anos mostrou que 49% das fraturas atendidas em Pronto Socorro ocorreram em mãos ou antebraços.

Consultório Paraíso

Rua Teixeira da Silva, 34
7º Andar - Conj. 73
Paraíso - São Paulo, SP

Tel: (11) 3287-3552
Fax: (11) 3284-3852

Veja o mapa

Consultório Hospital Sírio Libanês

Rua Adma Jafet, 91
4º andar - Bloco E
Bela Vista - São Paulo, SP
CEP: 01308-050

Agendamento pelo Whatsapp: (11) 98388-1465

Veja o mapa