Yussef Ali Abdouni - Doctoralia.com.br
Especialista em mãos

Artigos

As fraturas ósseas são muito comuns no Brasil, com cerca de 2 milhões de casos por ano. Elas podem ser por trauma, por uso excessivo de alguma região do corpo, ou por doenças que possam enfraquecer os ossos. Você sabe o que fazer em caso de fratura?

A primeira medida é identificar os sintomas, sendo o principal deles a dor. O paciente também pode ter incapacidade de movimentar a região, formação de hematoma, inchaço e deformidade. É importante observar se não há sangramento e outras alterações.

Para os primeiros socorros, siga os passos a seguir:

- Mantenha a área lesionada em repouso: coloque-a em uma posição confortável, que não force ainda mais a região;

- Imobilize o local da fratura, e também as articulações acima e abaixo da área afetada. Caso não haja talas, você poderá fazer isso com pedaços de papelão, revistas e jornais dobrados. Proteja as talas com panos, algodão, ou gaze para não machucar a pele do ferido;

- Nunca tente endireitar a fratura! Isso pode piorar ainda mais a lesão;

- Aguarde o auxílio médico chamando o serviço de emergência móvel (SAMU 192). Caso não seja possível aguardar, sugere-se levar o paciente para o posto de atendimento mais próximo.

No hospital, o médico especialista irá confirmar a fratura por meio de raio-x. Após a análise do grau da lesão, o tratamento mais recomendado será feito. Na maioria das vezes isso envolve reposicionamento do osso, imobilização com tala ou gesso e, nos casos mais graves, cirurgia.

Em caso de dúvidas, entre em contato!  

Consultório Tatuapé

Rua Apucarana, 1312
Tatuapé - São Paulo - SP
CEP: 03311-002

Tel: (11) 2615-2787

Veja o mapa

Consultório Bela Vista

Rua Adma Jafet, 91
4º andar - Bloco E
Bela Vista - São Paulo, SP
CEP: 01308-050

Agendamento pelo Whatsapp: (11) 98388-1465

Veja o mapa