Yussef Ali Abdouni - Doctoralia.com.br
Especialista em mãos

Artigos

As órteses são dispositivos externos que tem por função oferecer apoio, alinhamento, prevenção ou correção de deformidades do corpo humano. Elas também são utilizadas para melhorar habilidades funcionais em uma pessoa que tenha algum tipo de limitação física.

Durante o processo de reabilitação, a órtese deve ser utilizada como um complemento do tratamento. Além de aliviar dores e ser uma aliada na correção da postura, a órtese também ajuda a prevenir e combater o surgimento de deformidades, sendo utilizada tanto em casos traumatológicos (como fraturas e lesões de tendão), quanto em casos que envolvem alterações do sistema nervoso central (como paralisia cerebral).

Elas podem ser usadas de modo provisório ou permanente e servem para auxiliar,  não substituir, a função corporal. Com o passar do tempo, em casos em que as funções do corpo forem restabelecidas, o uso da órtese deve ser descontinuado.

Alguns tipos de órtese são:

- Órtese estática: não acompanha o movimento da articulação, sendo rígida. Este tipo de órtese tem o objetivo de imobilizar ou restringir o movimento do corpo. Um exemplo é a bota imobilizadora.

- Órtese dinâmica: estabiliza o corpo e ao mesmo tempo acompanha o movimento do corpo. Elas dão firmeza à articulação, mas sem impedir o movimento do membro. Um exemplo são as munhequeiras elásticas. 

- Órtese de tecnologia assistiva e de uso contínuo: são as que auxiliam na realização de atividades diárias, ajudando pacientes que possuem sequelas permanentes como lesões traumáticas ou neurológicas. Exemplos deste tipo de órtese são: bengalas, andadores e muletas. 

Em caso de dúvidas, entre em contato!

(11) 2114-6080

Consultório Tatuapé

Rua Apucarana, 1312
Tatuapé - São Paulo - SP
CEP: 03311-002

Tel: (11) 2615-2787

Veja o mapa

Consultório Bela Vista

Rua Adma Jafet, 91
4º andar - Bloco E
Bela Vista - São Paulo, SP
CEP: 01308-050

Agendamento pelo Whatsapp: (11) 98388-1465

Veja o mapa