Yussef Ali Abdouni - Doctoralia.com.br
Especialista em mãos

Artigos

Pedalar por horas seguidas pode causar certas respostas do corpo de que há desgaste: uma delas é a dormência nas mãos ao pedalar, chamada de paralisia do ciclista. Ela ocorre em um dos três principais nervos da mão: o nervo ulnar.

A dormência nas mãos costuma acontecer por causa da pressão e peso na região, o que causa um aumento de compressão justamente na área onde se encontra o nervo ulnar. O nervo ulnar passar pelo canal de Guyon, que dá a sensibilidade para os dedos mínimos e anelares, além de ser responsável por parte dos movimentos das mãos. O nervo ulnar acaba sendo comprimido para dentro do canal de Guyon, provocando os sintomas e possíveis lesões.

Os principais sintomas da paralisia do ciclista são: dormência e formigamento na mão e nos dedos, principalmente no dedo mínimo e anelar. Estes sintomas tendem a desaparecer após o término da atividade, porém, com o passar do tempo, podem persistir por dias, semanas ou até meses.

Algumas medidas podem ajudar a prevenir a dormência nas mãos. O ciclista pode alternar a posição das mãos no guidão; utilizar luvas acolchoadas; alongar as mãos e os braços antes e depois da prática; e ajustar a bicicleta para o seu corpo.

Caso os sintomas persistam, recomenda-se procurar um médico ortopedista especialista em mãos para que ele possa fazer o diagnóstico e orientar o paciente sobre o melhor tratamento.

Em caso de dúvidas, entre em contato!

(11) 2114-6080

Consultório Tatuapé

Rua Apucarana, 1312
Tatuapé - São Paulo - SP
CEP: 03311-002

Tel: (11) 2615-2787

Veja o mapa

Consultório Bela Vista

Rua Adma Jafet, 91
4º andar - Bloco E
Bela Vista - São Paulo, SP
CEP: 01308-050

Agendamento pelo Whatsapp: (11) 98388-1465

Veja o mapa