Yussef Ali Abdouni - Doctoralia.com.br
Especialista em mãos

Artigos

A corrida de rua é o esporte que mais cresce no Brasil: isso porque além de ser um esporte de baixo custo, ela faz com que o praticante queira cada vez mais superar suas próprias metas. Porém é importante ter atenção para não se lesionar durante a prática da corrida.

O primeiro passo antes de sair para correr é entender que a musculatura do corpo precisa estar fortalecida. Nos casos de pessoas que estão acima do peso, é importante, além adquirir músculos, perder peso para que não haja sobrecarga em partes como tendões, articulações e ligamentos.

As lesões mais comuns durante a corrida de rua são aquelas relacionadas ao impacto: fascite plantar, tendinite do calcâneo, contraturas e distensões musculares, lesões ligamentares e entorses são algumas delas.

Ao começar o treino, é muito importante alongar todos os grupos musculares: anteriores, posteriores, adutores, abdutores, etc. já que eles são submetidos a estresse durante a corrida.

O tênis correto também é fundamental: ele precisa ter um bom amortecimento de impacto, não pode ficar folgado e precisa estar adequado ao seu tipo de pisada. O que muitas pessoas esquecem é que o tênis de corrida também tem vida útil: ele aguenta, em média, de 500 a 600 quilômetros de corrida. Depois disso ele precisa ser trocado.

Hidratar-se é indispensável para não ter cãibras: a reposição dos sais minerais perdidos pelo suor é reposto quando o atleta bebe água ou isotônicos durante a atividade de corrida.

É importante também ficar atento a qualquer sinal de dor: a dor é um indicativo de que algo não está bem e, se for tratada logo no começo, pode evitar lesões mais graves no futuro.

Procure seu ortopedista para que haja um bom condicionamento, com o mínimo possível de lesões. Em caso de dúvidas, entre em contato!

Consultório Paraíso

Rua Teixeira da Silva, 34
7º Andar - Conj. 73
Paraíso - São Paulo, SP

Tel: (11) 3287-3552
Fax: (11) 3284-3852

Veja o mapa