Yussef Ali Abdouni - Doctoralia.com.br
Especialista em mãos

Artigos

A Artrite Séptica é uma doença infecciosa que acomete as articulações, provocando dor, inchaço e restrição dos movimentos. Este tipo de infecção é mais comum nos joelhos e nos quadris, mas qualquer articulação do corpo pode ser afetada. Contudo, costuma atingir apenas uma articulação. As faixas etárias mais acometidas são as crianças e os idosos.

As infecções provocadas por bactérias costumam ser mais graves, com febre e, se não tratadas de forma rápida, evoluem com destruição da cartilagem articular, que leva a sequelas importantes para o resto da vida.

Vírus também podem causar artrite séptica. Nesses casos, o vírus atinge a corrente sanguínea e se instala em uma articulação. A artrite viral é, geralmente, mais leve que a artrite bacteriana e não costuma deixas sequelas. No entanto, o diagnóstico diferencial deverá ser feito por um médico especialista, que irá examinar o paciente e realizar os exames necessários.

Os vírus mais relacionados a infecções articulares são o da hepatite, da rubéola, da dengue e o HIV.

Temos recebido muitas perguntas, em meio à preocupação com a epidemia do coronavírus, se ele poderia afetar as articulações. Como se trata de um vírus novo, não temos relatos de artrites infecciosas provocadas pelo COVID-19. O mais provável é que possam surgir quadros de artrite reacional, como na gripe, com acometimento de múltiplas articulações, como resposta a um processo inflamatório sistêmico. Felizmente, esses quadros reacionais são, em geral, autolimitados.

Tem dúvidas? Procure um ortopedista para uma avaliação.

Tel. (11) 2615-2787

Consultório Tatuapé

Rua Apucarana, 1312
Tatuapé - São Paulo - SP
CEP: 03311-002

Tel: (11) 2615-2787

Veja o mapa

Consultório Perdizes

Rua Apiacás, 85
Hospital Albert Einstein - Unidade Perdizes
Pompeia - São Paulo, SP
CEP: 05017-020

Agendamento pelo Whatsapp: (11) 97658-6469

Veja o mapa