Yussef Ali Abdouni - Doctoralia.com.br
Especialista em mãos

Artigos

 

O que é?

O punho é uma das regiões mais utilizadas do corpo humano: na hora escrever, pegar objetos, abrir uma porta e até para realizar um aceno de mão. Diversas estruturas compõe o punho, entre elas a fibrocartilagem triangular que tem como função ajudar na mobilidade e estabilização desta articulação. Além disso, ela também absorve e “distribui” as forças recebidas em impactos.

A lesão da fibrocartilagem triangular se caracteriza justamente por danificar essa área do punho. A condição também ficou conhecida como lesão do tênis ou lesão dos tenistas (não confundir com a epicondilite lateral, também chamada cotovelo do tenista), já que os atletas apresentam episódios frequentes de dor por conta do uso repetido da articulação durante a prática do esporte.

Quais as causas?

Como citado acima, uma das causas da lesão da fibrocartilagem triangular é o uso repetitivo do punho em certas atividades, como nos casos de jogadores de tênis ou badminton, por exemplo.

Outro motivo bastante comum que leva à lesão é a queda com apoio das mãos. A força impressa na hora da queda, no apoio da mão, pode acabar desencadeando uma instabilidade nessa estrutura. O mesmo pode ocorrer após uma torção brusca de punho ou algum outro trauma direto.

Sintomas

A dor no punho é o principal sintoma de uma lesão da fibrocartilagem triangular. O desconforto aparece no lado do punho do dedo mínimo, região onde é localizada a estrutura.

Alguns movimentos que “exigem” mais do punho ficam mais difíceis de serem realizados e mais doloridos, como empurrar uma porta, por exemplo. Em alguns casos também é possível perceber inchaço no local e estalos na hora de fazer movimentos.

Os sintomas das lesões mais leves podem passar despercebidos ou serem confundidos com outras doenças, o que pode levar à piora do caso. Por isso, ao menor sinal de dor (principalmente se houver um fator de risco, como a prática de tênis), é preciso procurar um médico especialista para investigar os sintomas e realizar o tratamento adequado, seja uma lesão da fibrocartilagem triangular ou outra condição qualquer.

Diagnóstico

O exame clínico do punho, em conjunto com a avaliação do histórico do paciente, já são suficientes para indicar a presença ou não de uma lesão da fibrocartilagem triangular. Para avaliar mais minuciosamente a gravidade da lesão, o especialista pode realizar exames de imagem (ex.: ressonância magnética).

É importante também usar os exames para descartar a possibilidade de doenças associadas ou que tenham sintomas semelhantes, como dedo em gatilho ou outra lesão da mão no esporte.

Tratamento

O tratamento vai depender da gravidade da lesão de cada caso. O mais simples deles conta com a imobilização da região por meio de tala e uso de medicações anti-inflamatórias. É bastante recomendado também realizar sessões de fisioterapia para fortalecer a região e recobrar completamente os movimentos. Nesses casos, seguindo corretamente as orientações médicas, o paciente deverá estar apto a realizar suas atividades normalmente após cerca de um mês.

Alguns casos de lesão do tênis não apresentam sintomas tão incômodos e algumas pessoas acabam não buscando ajuda médica logo no início do desconforto. O problema nessas situações é que a lesão pode progredir e tomar proporções muito maiores, precisando ser tratada por meio de intervenção cirúrgica. O mesmo pode acontecer em casos de traumas muito fortes que, por exemplo, rompem completamente a cartilagem do local.

A técnica da artroscopia, pouco invasiva, é uma das mais usadas quando há necessidade de realizar uma cirurgia no local. Os cuidados pós-operatórios são bastante parecidos com o do tratamento convencional: imobilização, medicação adequada, fisioterapia e exercícios.

Prevenção

As pessoas que sobrecarregam o punho utilizando-o repetidamente devem buscar prevenir as lesões de fibrocartilagem triangular. O mais indicado é sempre procurar um médico para acompanhar a rotina, indicando exercícios de fortalecimento e corrigindo possíveis posturas incorretas que aumentam as chances de danos ao local.

Consultório Tatuapé

Rua Apucarana, 1312
Tatuapé - São Paulo - SP
CEP: 03311-002

Tel: (11) 2615-2787

Veja o mapa

Consultório Perdizes

Rua Apiacás, 85
Hospital Albert Einstein - Unidade Perdizes
Pompeia - São Paulo, SP
CEP: 05017-020

Agendamento pelo Whatsapp: (11) 97658-6469

Veja o mapa