Yussef Ali Abdouni - Doctoralia.com.br
Especialista em mãos

Artigos

Já sentiu as suas mãos formigando? Já passou por aquela sensação de dormência? Tentou pegar um copo ou algum objetivo e parecia que não ia conseguir? A maioria das pessoas deve responder sim a essas perguntas (ou ainda vai passar por essas situações).

Não é incomum que essas sensações apareçam esporadicamente. As mãos humanas contêm diversas terminações nervosas que fazem com que qualquer alteração, por menor que seja, seja sentida pelo membro. Por exemplo, se um nervo foi comprimido temporariamente, o resultado pode ser um formigamento.

Apesar de muitos casos serem episódios únicos e sem riscos, existem situações em que a dormência e o formigamento nas mãos são, na verdade, sinais de alguma condição anormal. Para saber se o caso é mais grave, é preciso prestar atenção aos sintomas associados e avaliar se existem situações que podem desencadear alguma doença (como nos casos de esportistas que utilizam demasiadamente as mãos e os braços e podem acabar desenvolvendo uma patologia por conta disso).

O que pode ser?

Diversas doenças apresentam como sintoma o formigamento e a dormência nas mãos de forma recorrente, ou seja, o sintoma vai e vem com muita frequência ou de forma mais prolongada (muitas horas ou até mesmo dias). Muitos pacientes chegam a entrar em pânico pensando poder se tratar de problemas circulatórios ou até mesmo um AVC, porém, caso não haja fator de risco evidente, é mais provável que se trate de um problema ortopédico.

- Hérnia de Disco Cervical

Dor em queimação, formigamento e dormência que afetam todo o membro superior podem ser sintomas de doença nos discos entre as vértebras do pescoço. O deslocamento de parte do disco (protrusão ou extrusão) pode comprimir um nervo ou a medula, causando esses sintomas. Um exame clínico adequado pode diferenciar a compressão de um nervo na região cervical ou em outras regiões, como no cotovelo ou punho. Eventualmente exames complementares, como tomografia computadorizada ou ressonância magnética, podem ser utilizados.

Cisto Sinovial

O cisto sinovial é um tumor benigno que surge na mão ou no punho. O paciente percebe o surgimento de um pequeno caroço (nódulo), mas muitas vezes o ignora por não doer ou incomodar. Com o passar do tempo, outros sintomas podem surgir, como o formigamento nas mãos (se o cisto estiver pressionando um nervo), dor e dificuldade para movimentar o membro.

O tratamento é realizado com o médico ortopedista e pode ser conservador ou por meio cirúrgico.

Síndrome do Túnel do Carpo

A Síndrome do Túnel do Carpo é muito comum em profissionais que realizam movimentos repetitivos. Ela também pode ser causada por outros fatores, como artrite reumatoide e fraturas.

A condição atinge um canal estreito no punho por onde passam tendões e nervo. É muito comum que pacientes com a síndrome sintam formigamento e/ou dormência nas mãos à noite (após uso constante da região), piorando com o tempo e acometendo o paciente também durante o dia.

Existem opções de tratamentos conservadores e cirúrgicos, variando de acordo com cada caso.

Mão da Gestante

Várias futuras mamães sentem uma dormência constante nas mãos, muitas vezes acompanhada de dor. Isso acontece por conta das alterações corporais que ocorrem durante a gestação.

Algumas mulheres podem desenvolver síndrome do túnel do carpo (citada acima) por conta da retenção de líquido e inchaços comuns da gravidez. Outras grávidas acabam sendo afetadas pela “tendinite das mães”, ligada às alterações hormonais.

Se houver a presença desses sintomas durante a gestação, a mulher deve procurar um médico ortopedista especialista em mãos para realizar o diagnóstico e indicar o tratamento. Em geral, sessões de fisioterapia são indicadas, além do uso de medicações permitidas durante a gravidez.

Epicondilite Lateral ou Medial

Também conhecida como cotovelo de tenista, a condição acomete os tendões dos punhos e dedos. Na maioria das vezes o processo inflamatório da região acontece por conta de movimentos realizados repetitivamente. A dormência e o formigamento na mão são sintomas que frequentemente acompanham a dor no cotovelo.
O tratamento é feito geralmente com o uso de medicamentos, órteses e fisioterapia.

- Compressão de nervos

Como já dito, as mãos possuem centenas de terminações nervosas. Isso faz com que elas acabem “sentindo” os reflexos quando algum nervo é comprimido. Dormir de maneira errada, dobrar os braços, colocar um braço em cima do outro, são algumas situações que levam ao formigamento excessivo das mãos por pressionarem os nervos.

Nesses casos, vale observar qual a posição que acaba resultando no formigamento e dormência nas mãos. Se houver alguma dúvida, procure um ortopedista especialista em mãos para avaliar melhor o caso.

Fique atento

Como já dito, as mãos possuem centenas de terminações nervosas. Isso faz com que elas acabem “sentindo” os reflexos quando algum nervo é comprimido. Dormir de maneira errada, dobrar os braços, colocar um braço em cima do outro, são algumas situações que levam ao formigamento nas mãos por pressionarem os nervos.

Nesses casos, vale observar qual a posição que acaba resultando no formigamento e na dormência. Se houver alguma dúvida, procure um ortopedista especialista em mãos para avaliar melhor o caso.

Consultório Tatuapé

Rua Apucarana, 1312
Tatuapé - São Paulo - SP
CEP: 03311-002

Tel: (11) 2615-2787

Veja o mapa

Consultório Bela Vista

Rua Adma Jafet, 91
4º andar - Bloco E
Bela Vista - São Paulo, SP
CEP: 01308-050

Agendamento pelo Whatsapp: (11) 98388-1465

Veja o mapa