Yussef Ali Abdouni - Doctoralia.com.br
Especialista em mãos

(11) 98388-1465

Hospital Sírio-Libanês
(agendamento somente pelo WhatsApp)

banner telefone

(11) 98388-1465

Telemedicina

banner telefone

(11) 3821-5300

Hospital Samaritano

banner telefone

banner celular

Artigos

As mãos estão sempre expostas, seja nas atividades diárias, ou na prática de esportes para os amadores ou profissionais. Estatísticas mostram que cerca de 25% das lesões que acontecem nos esportes envolvem as mãos ou os punhos.

Algumas das lesões nas mãos mais frequentes no esporte são:

– Fraturas dos ossos do carpo: são os ossos próximos a articulação do punho. Em casos de quedas com o punho estendido, traumas repetitivos e esportes de alto impacto há o risco de fraturas nessa região.  

– Lesões ligamentares do carpo: também envolvem o punho e as quedas com a mão espalmada. Normalmente os ligamentos entre os ossos escafóide e semilunar costumam ser lesionados.

– Fratura do boxeador: é a fratura que ocorre no colo do quinto metacarpo (na ligação entre a palma da mão e o dedo mínimo). Normalmente ocorre após impacto intenso causado por um soco, por isso o nome "fratura do boxeador".

– Dedo em martelo: costuma ocorrer por impacto de uma bola no dedo estendido, causando ruptura do tendão extensor, ou fratura de sua inserção. O paciente não consegue esticar o dedo após essa lesão.

– Avulsão do tendão flexor: ocorre quando há uma extensão forçada do dedo na máxima contração do músculo flexor, fazendo com que o paciente não consiga flexionar a ponta do dedo. Esta lesão costuma ser comum em praticantes de artes marciais.

A maioria dessas lesões pode ser prevenida com o uso dos equipamentos corretos. A prática desses esportes usando as técnicas e os movimentos corretos também ajuda a prevenir lesões. 

Caso haja dor e a suspeita de uma lesão, consulte-se imediatamente com um médico ortopedista especialista em mãos para que ele possa fazer o diagnóstico correto e prosseguir com o melhor tipo de tratamento.

Em caso de dúvidas, entre em contato!
(11) 2114-6080

Consultório Hospital Samaritano

Rua Tupi, 535
Higienópolis - São Paulo - SP
CEP: 01232-011

Tel: (11) 3821-5300

Veja o mapa

Consultório Hospital Sírio Libanês

Rua Adma Jafet, 91
4º andar - Bloco E
Bela Vista - São Paulo, SP
CEP: 01308-050

Agendamento pelo Whatsapp: (11) 98388-1465

Veja o mapa