Yussef Ali Abdouni - Doctoralia.com.br
Especialista em mãos

Artigos

As mãos estão sempre expostas, seja nas atividades diárias, ou na prática de esportes para os amadores ou profissionais. Estatísticas mostram que cerca de 25% das lesões que acontecem nos esportes envolvem as mãos ou os punhos.

Algumas das lesões nas mãos mais frequentes no esporte são:

– Fraturas dos ossos do carpo: são os ossos próximos a articulação do punho. Em casos de quedas com o punho estendido, traumas repetitivos e esportes de alto impacto há o risco de fraturas nessa região.  

– Lesões ligamentares do carpo: também envolvem o punho e as quedas com a mão espalmada. Normalmente os ligamentos entre os ossos escafóide e semilunar costumam ser lesionados.

– Fratura do boxeador: é a fratura que ocorre no colo do quinto metacarpo (na ligação entre a palma da mão e o dedo mínimo). Normalmente ocorre após impacto intenso causado por um soco, por isso o nome "fratura do boxeador".

– Dedo em martelo: costuma ocorrer por impacto de uma bola no dedo estendido, causando ruptura do tendão extensor, ou fratura de sua inserção. O paciente não consegue esticar o dedo após essa lesão.

– Avulsão do tendão flexor: ocorre quando há uma extensão forçada do dedo na máxima contração do músculo flexor, fazendo com que o paciente não consiga flexionar a ponta do dedo. Esta lesão costuma ser comum em praticantes de artes marciais.

A maioria dessas lesões pode ser prevenida com o uso dos equipamentos corretos. A prática desses esportes usando as técnicas e os movimentos corretos também ajuda a prevenir lesões. 

Caso haja dor e a suspeita de uma lesão, consulte-se imediatamente com um médico ortopedista especialista em mãos para que ele possa fazer o diagnóstico correto e prosseguir com o melhor tipo de tratamento.

Em caso de dúvidas, entre em contato!
(11) 2114-6080

Consultório Paraíso

Rua Teixeira da Silva, 34
7º Andar - Conj. 73
Paraíso - São Paulo, SP

Tel: (11) 3287-3552
Fax: (11) 3284-3852

Veja o mapa